Reportagem: Ana Folha e o canal NBR – TV do Governo Federal
Observação importante: algumas fotos foram inseridas na reportagem/.
O evento que foi divulgado pelo Canal NBR/ TV do Governo Federal no dia 17 de janeiro de 2015 na Livraria Leitura de Taguatinga foi interessante para enriquecer conhecimentos inerentes à sustentabilidade que é aplicada dentro e fora do contexto escolar.
Tive a imensa honra e o prazer educacional de participar do evento pedagógico, por meio da contação de história com Ana Folha e a Turma do Lixão – abordando a importância da educação ambiental para as escolas brasileiras.
Links da reportagem: canal NBR – TV do Governo Federal
Plataforma virtual divulga práticas de educação ambiental:
Vídeo:
O livro “Encontros e Caminhos”, o Ministério do Meio Ambiente e suas perspectivas por um mundo melhor
Por Luciana Ribeiro
Data: 25/02/2014
Fotos/Créditos: Pedro Rodrigues de Carvalho
Nilo Diniz, Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente
Renata Rezende Maranhão, a gerente de Projetos de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente
Nadja Janke- Analista Ambiental e Luciana Ribeiro/Pedagoga e Educadora Ambiental
Para difundir a importância da educação ambiental no Brasil, o órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), composto pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), e com o apoio da Itaipu Binacional, promoveram o lançamento do livro “Encontros e Caminhos” – Volume 3, em Brasília, no mês de fevereiro, direcionado para os educadores socializarem experiências pedagógicas com Ladislau Dowbor, Gloria Maria Vargas, Carlos Frederico B.Loureiro e outros autores e profissionais convidados para escrever sobre a implementação de projetos socioambientais que geraram frutos pedagógicos para as cidades brasileiras.
O evento contou com a participação educadora de Lêda BhadraBevilacqua- Diretora da Escola da Natureza –contou, ainda, com a equipe de professores, com Maria Abadia C. Barberato,etc. reafirmando a necessidade de mobilizarmos ações que dignificam a vida no planeta Terra.
Ficamos orgulhosos por ouvir boas recomendações cidadãs de Leonardo Boff, que ressaltou o papel da educação brasileira, a qual pode e deve comunicar os anseios pedagógicos que exaltam os direitos humanos e os direitos da Terra e, sobretudo, levou-nos a ecopercebermos o quanto negligenciamos a resolução dos problemas ambientais que afetam a qualidade de vida do cidadão brasileiro. Neste sentido, considerou a relevância das ações que cultivam “um novo começo”, “uma nova mente” e um “novo coração” para ajudarmos a natureza com mais amor e com mais compromisso pedagógico.
Para compartilhar conhecimentos socioambientais que auxiliam as faculdades e universidades brasileiras, questionei a Renata Rezende Maranhão, a gerente de Projetos de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, sobre a produção do livro, que segundo ela, teve o propósito educador de agregar diversos conceitos que fomentam a prática da educação ambiental no Brasil, intensificando-se o debate das perspectivas pedagógicas por um mundo mais sustentável.
Para reiterar e compreender os propósitos educadores, viabilizados pelo evento acadêmico, dialoguei com,Nilo Diniz, Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, que ressaltou a importância do trabalho pedagógico que de fato, vislumbrou a discussão da diversidade vinculada as experiências práticas e das metodologias educativas, que visam a formação dos educadores de todo o país, as quais colaboram para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a educação ambiental no Brasil.
Com muita honra e alegria, convidei Leonardo Boff, que nos prestigiou com seu depoimento especial, dizendo-nos a seguinte consideração educadora: “O evento sobre a educação ecológica e meio ambiente mostrou-nos a urgência de recriarmos a educação face à situação de risco da Terra: especialmente a ética do cuidado e da responsabilidade por tudo que existe e vive!”Assinado: Leonardo Boff
E para auxiliarmos o cumprimento dessa bonita missão ecológica, recomendada pelo Órgão Gestor de Educação Ambiental (MEC E MMA) e por todos os participantes que compuseram e estiveram presentes no evento acadêmico, o Site Ecopedagogia sorteará um exemplar do livro “Encontros e Caminhos” – Volume 3 para os cidadãos leitores que escreverem um depoimento que aborda o papel da educação ambiental no Brasil.
Prezado Amigo (a) da natureza,
O depoimento poderá ser feito na página Ecopedagogia:
https://www.facebook.com/pages/Ecopedagogia/232038720224765?ref=hl
O depoimento mais explicativo e mais fundamentado na necessidade de realizarem-se projetos voltados para a cidadania ambiental no Brasil será selecionado ou sorteado no final do mês de maio. (os depoimentos deverão ser feitos de modo ético e cidadão!)
Lembrete: O Livro “Encontro e Caminhos” encontra-se na versão/PDF no site do MMA:Volumes 1/2/3 -- MMA/Publicações
Obrigada pela participação educadora e ajude-nos na missão de apregoar e democratizar a educação ambiental no Brasil!
Fonte: Jornal Meio Ambiente
Comments