ACESSIBILIDADE E A INCLUSÃO SOCIAL
Autora: Luciana Ribeiro
Ilustração: Juliana Ribeiro
Observação importante: As imagens dos personagens “Ana Folha e a Turma do Lixão” podem ser utilizadas para finalidades pedagógicas e jamais para o uso comercial.
*A lei que assegura os direitos de autores de obras literárias (entre outras espécies de obras intelectuais) é a Lei n.º 9.610/98.
Público – alvo: profissionais que atuam no ensino fundamental I - pedagogos,psicopedagogos,nutricionistas,biólogos,psicólogos, educadores ambientais.
Objetivos: A Rede de Apoio Ecopedagógico se propôs a mobilizar bimestralmente uma teia de conhecimentos teóricos e práticos concernentes à alfabetização ecológica, a qual embasou-se em ferramentas pedagógicas e tecnológicas a fim de facilitar o entendimento dos problemas ambientais. Desse modo, divulgarei atividades e projetos que auxiliem as crianças e o processo de ensino da leitura e da escrita dentro e fora do contexto escolar.
É uma imensa honra poder contribuir com a construção da escola sustentável fundamentada numa ótica acadêmica, ética e humana, a qual defende a acessibilidade e a inclusão social como exigências da Legislação Educacional; ou seja, as questões como o bullying, o cyberbulling, as noções de regras coletivas que respeitam as diferenças culturais e de saúde,a educação política e outros relevantes fazem e farão parte desse “cardápio proeducativo” para debatermos a sustentabilidade social no Brasil.
Para iniciar essa perspectiva socioambiental, que beneficia o público-alvo carente de apoio ecopedagógico de fato, disponibilizei um ebook gratuito sobre a Alfabetização ecológica com Ana Folha e a Turma do Lixão (atividades geradoras de discussões junto com o livro infantil em PDF).E, para despertar sonhos mais verdes, éticos e humanizados, oportunizarei, no decorrer dos meses, propostas construtivas que polemizem as necessidades sociais e ambientais resolvidas de maneira coletiva e com o amparo de especialistas em geral,cidadãos e gestores públicos.
Acredito “piamente”, como educadora e estudiosa da área de comunicação social, que podemos promover a mídia educativa, através de um jornal ecopedagógico (lançamento em breve) e de outras propostas encabeçadas numa visão e postura dinâmicas, que valorizam a cidadania ambiental inserida como linha principal no Projeto Político Pedagógico da escola, e assim, possibilite articular os anseios e as dificuldades dos alunos e das comunidades para aprendermos os benefícios dos conhecimentos científicos (Matemática, Português, Artes, Ciências, etc).
Os benefícios da educação ambiental, articulados, de fato, com os conhecimentos científicos, fundamentam-se na convivência harmônica com o outro, consigo próprio e com o meio ambiente. De acordo com estudos que desenvolvi e aprendi no Curso de Educação Ambiental – Pós-Graduação SENAC/Pará, as crianças refletem melhor seu aprendizado de modo crítico, amoroso, concreto e contextualizado, quando de fato vivenciam a ecologia na prática. Pensar de modo dinâmico significa enxergar que a falta de o bloqueio nos registros de leitura e escrita de aprendizagem na escola, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH),a falta de equilíbrio no relacionamento interpessoal, a estranheza no relacionamento da Matemática com as situações do dia a dia e outros, podem ser amenizados através da produção e da memorização das práticas ecopedagógicas (para facilitar a compreensão, apresentei algumas pesquisas publicadas na Revista Educação Ambiental em Ação e outros canais de renome na área ambiental – veja nos links abaixo do texto).
De acordo com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), publicados na Fundação Abrinq, é imprenscindível lutarmos e avançarmos no Brasil para atendê-los e cumpri-los através das ações que resguardam a Educação de qualidade,a água limpa, o saneamento e a redução das desigualdades, entre outros, para garantirmos os direitos das crianças e dos adolescentes, razão pela qual motivou essa vontade política de cooperar com meu Brasil.
A Rede conta com o apoio dos amigos, dos conhecidos, das mídias colaborativas (sites, blogs e redes sociais), das escolas, das empresas, das instituições governamentais e não-governamentais, dos gestores públicos, dos cidadãos e das famílias que desejam participar desse desafio patriótico a ser expandido em parceria: colaborarmos para o fortalecimento das políticas públicas que qualificam a educação brasileira.
Campanhas Educativas:
Campanha contra a Dengue com Ana Folha e a Turma do Lixão
Autora: Luciana Ribeiro – Ilustração: Juliana Ribeiro
Fundada para homenagear o meu pai, José Ribeiro de Morais, que lamentavelmente morreu de dengue hemorrágica em Brasília aos 71 anos de idade, no dia 17 de março de 2020, uma data muito triste e tenebrosa para seus filhos e familiares.Apesar da falta que ele faz em nossas vidas, assumi a responsabilidade social e compartilhada de divulgar alguns materiais pedagógicos e estratégicos com Ana Folha e a Turma do Lixão (banners, cartazes, jornais, etc), para ajudar nessa tarefa de combater a dengue no Brasil.
Solicito a colaboração dos cidadãos, profissionais diversos e gestores públicos para cumprirem o dever de proteger as vidas humanas e o meio ambiente em parceria.Para evitar tragédias como a história do pai, sigam as orientações do Ministério da Saúde e de outros órgãos que zelam das cidades (links no final do ebook).Convido a todos para utilizarem o selo da dengue que nos alerta para esse compromisso social:campanha contra o mosquito da dengue. Acessem os links com os materiais a serem divulgados nas escolas, brinquedotecas, Consultórios de Psicologia, Consultórios de Psicopedagogia e outros.
Link\Informações – Dengue:
Apoiadores da Rede:
Ivo Aguiar - Professor de Geografia e História do Ensino Médio da SEE-DF. Vice-Presidente da Rede Cerrado Com Vida e voluntário da Rede de Apoio Ecopedagógico com Ana Folha e a Turma do Lixão.
Claudia Pereira -- Secretaria Executiva da EAPE-SEE-DF e voluntária da Rede de Apoio Ecopedagógico com Ana Folha e a Turma do Lixão.
Juliana Alves Ribeiro -Técnica do Hospital de Base de Brasília e voluntária da Rede de Apoio Ecopedagógico com Ana Folha e a Turma do Lixão.
Ivete de Sousa Braga
Auxiliar de Enfermagem e voluntária da Rede de Apoio Ecopedagógico com Ana Folha e a Turma do Lixão
E-mail: ivete.de.sousa.braga@gmail.com
Diney Cordeiro
Ambientalista, fotógrafo e voluntário da Rede de Apoio Ecopedagógico com Ana Folha e a Turma do Lixão
Iacy da Silva Paula- pedagoga de Brasília e voluntária da Rede de Apoio Ecopedagógico com Ana Folha e a Turma do Lixão.
Heloisa Carvalho - Professora de Matemática e Ciências do Ensino Fundamental Anos Finais. Arquiteta e Urbanista. Presidente da Rede Cerrado Com Vida e Fundadora da Página Cerrado, te quero bem.
Diná de Paula -- professora de Língua Portuguesa, psicopedagoga, coach life e voluntária da Rede de Apoio Ecopedagógico com Ana Folha e a Turma do Lixão.
Contatos: flantskaa@gmail.com
Contato:61 993988359
Layanne de Jesus - Bacharel em Direito e voluntária da Rede de Apoio Ecopedagógico com Ana Folha e a Turma do Lixão.
Contato:laymarques.j@gmail.com
Nélio Sousa -- Estudante do curso de Jornalismo na Faculdade Anhanguera de Brasília e voluntário da Rede de Apoio Ecopedagógico com Ana Folha e a Turma do Lixão.
Contato: Francineliosousa1@gmail.com
Mazza Pena, fundadora do blog Maria Reciclona
Maria Reciclona - Trabalha na empresa Maria Reciclona - Núcleo de ações e ideias para sustentabilidade e voluntária da Rede de Apoio Ecopedagógico com Ana Folha e a Turma do Lixão
Contato: mariareciclona@gmail.com
Rannier Lustosa -- professor de Língua Portuguesa da SEEDF
E-mail:rannierls@hotmail.com
Kedson Batista - estudante do curso de Jornalismo da Faculdade Anhanguera
E-mail: kedsonnatureza@gmail.com
Lucas Luz - Estudante do curso de Jornalismo da Faculdade IESB
E-mail: luzlucas36@gmail.com
Elisângela Mendes - Jornalista formada na Faculdade Anhanguera de Brasília
E-mail: jornalistaelisangela@gmail.com
Voluntários do Taguaparque --Viveiros do Taguaparque
Grupo instagram:
Informativos Epidemiológicos Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela
Crianças, Adolescentes e adultos desaparecidos:
Polícia Civil do Distrito Federal\créditos:
Ligue para o ‘Disque Denúncia 197’ caso tenha alguma informação sobre os casos aqui mostrados. O sigilo é absoluto. Você também poderá contactar-nos por meio de:
- WhatsApp (61) 98626 1197
- email: denuncia197@pcdf.df.gov.br
- 197 Denúncia On-line: www.pcdf.df.gov.br/servicos/197
Violação dos direitos humanos-- (crianças, adolescentes e adultos) Disque 100
Hemocentro - DF –Agendamento\doação de sangue:
O agendamento individual pode ser feito pelo site agenda.df.gov.br ou pelos telefones 160 opção 2, ou 0800 644 0160. O horário desse atendimento telefônico é de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.
O agendamento de grupos para doação de sangue deve ser feito pelos telefones (61) 3327-4413 ou (61) 3327-4447. Nesses números, o atendimento telefônico é de segunda a sábado (exceto feriados), das 7h às 18h.
Seguem os links para estudos, leituras e pesquisas acadêmicas e outros – Informações sobre consumismo infantil e outros:
Ebook -- Alfabetização ecológica com Ana Folha e a Turma do Lixão – Acesso gratuito\ Observação importante: citar a fonte:
SaferNet Brasil - A SaferNet Brasil oferece um serviço de recebimento de denúncias anônimas de crimes e violações contra os Direitos Humanos na Internet:
Conhecimentos/Denunciar - Bullying e Cyberbullying
Carta da Terra:
Carta da Terra comentada por Bere Adams:
A Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil
Organização Internacional do Trabalho
A Criança e o Adolescente nos ODS
Estatuto da Criança e do Adolescente -- 2020
Sites e blogs para estudos sobre consumismo infantil:
Criança e Consumo – Instituto Alana
Denunciar qualquer forma de comunicação mercadológica
REBRINC | Rede Brasileira Infância e Consumo
Infância Livre do Consumismo Infantil:
Caesb -- Material Educativo\ economia de água e outros
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – consumismo em geral
Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF
Mundo Sustentável com André Trigueiro – Cidades e Soluções
Morada da Floresta -- Manual para Gestão de Resíduos Orgânicos nas Escolas
Ecycle – pontos de descarte
A Criança e o Adolescente nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)
Links: Coronavírus - cartilhas, vídeos e outros:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-52160207
Canal Meio Ambiente por Inteiro:
Portal Fiocruz/Coronavírus:
Gibi -Que Corpo é Esse?- 30 anos falando de Eca:falando sobre Proteção
Educamídia:
Poletize – Educação política
Observatório da Criança e do Adolescente -Temas do Cenário da Infância
Fundação Abrinq - Observatório da Criança e do Adolescente -Temas do Cenário da Infância
Programa Prefeito Amigo da Criança
Mobiliza prefeitos e prefeitas a implementarem ações e políticas públicas que promovam e garantam os direitos das crianças e dos adolescentes.
prefeito@fadc.org.br
(11) 3848-5926 | (11) 94512-4756
Programa Cidades Sustentáveis
https://www.cidadessustentaveis.org.br/inicial/home
“A semente pode e deve ser regada com amor, paciência e sustentabilidade.”
Luciana Ribeiro
Lu, você está de parabéns pelo maravilhoso trabalho 👏
Boa tarde Dra Luciana! Esse assunto é de grande relevância para nossa comunidade em geral. Fazer a diferença é um grande desafio e ainda mais ser enfático no que se diz sustentabilidade. Sucesso!!💯