Ilustração\Ana Folha e a Turma do Lixão: Juliana Ribeiro
Autora: Luciana Ribeiro
Apoio na criação do desenho: Estratégia ODS
Clique na II Ecoapostila: aqui
A II Ecoapostila embasou-se numa formação pedagógica que prioriza o debate da escola sustentável construída com o apoio de educadores e em projetos que recomendam a participação social dos educandos dentro e fora do contexto escolar, inclusive, propondo-se vivências práticas em geral.
Neste sentido pedagógico, vislumbrou-se a educação ambiental na discussão de questões sociais, como a acessibilidade, o bullying, o racismo e os conflitos em geral vivenciados com novas ferramentas ecopedagógicas (rodas de conversas, desenhos, histórias, brincadeiras, etc) alicerçadas numa visão crítica, transversal e multidisciplinar.
Público-alvo: pedagogos,psicopedagogos,biólogos,psicólogos, educadores ambientais que atuam no Ensino Infantil e Ensino Fundamental -Anos Iniciais.
*1ª proposta de reflexão: O que posso fazer para construir uma Escola sustentável? --- Questionamento respondido por meio dos princípios da Carta da Terra e dos princípios da Ecopedagogia; dessa maneira, analise sua postura e atuação como profissional da educação que pode redimensionar-se e reconstruir currículos escolares e Projetos Político Pedagógicos encabeçados em ações inclusivas que beneficiam o processo de ensino e aprendizagem.
Observação importante: as atividades ou projetos que trabalhemo bullying, o racismo e os conflitos em geral, podem ser inseridos em rodas de diálogos (organize a sala de maneira interessante) oportunizando “o olhar e a escuta ao outro” sobre a vivência de um problema social ou ambiental no Brasil -- recomendação para desenvolver outras propostas de reflexão da ecoapostila.
Seguem alguns links para enriquecer projetos e atividades em geral:
Carta da Terra
No Chão da Escola: Educação Antirracista - Parte 1
Safernet --Bullying #ÉDaMinhaConta
CIDADANIA - música infantil da Turminha do Tio Marcelo
Cartilha PROERD - Ensinando a fazer escolhas seguras e saudáveis http://www.pmdf.df.gov.br/images/2020/PDF/Revista_Turminha_Policia_Militar_Vol.4.pdf
Turminha do MPF - Honestidade
UNICEF- Acessibilidade e inclusão
*2ª proposta de reflexão: Como posso agir frente ao consumismo infantil que fere os direitos das crianças no Brasil?– leia reportagens e pesquisas científicas baseadas nas necessidades das crianças, dos educadores e dos especialistas diversos que participam da construção de políticas públicas, debatidas com a mediação do poder público para se restringir ações do capitalismo, como, por exemplo: combater a obesidade infantil e a publicidade infantil inseridas explicitamente e implicitamente na venda dos brinquedos e produtos que menosprezam a personalidade e a criticidade das crianças.
Seguem alguns links para enriquecer projetos e atividades em geral:
https://criancaeconsumo.org.br/noticias/dicas-de-educacao-financeira-para-minimizar-o-consumismo-infantil/
*3ª proposta de reflexão: A Educação ambiental – é um processo que se viabiliza na compreensão de problemas diversos (desmatamentos de áreas verdes, poluições em geral, falta de reciclagem dos resíduos sólidos,etc).Então, sugiro a inserção das atividades práticas, como: hortas, piqueniques de frutas, minhocários e outras que sensibilizem e se articulem com o alfabeto.
Seguem alguns links para enriquecer projetos e atividades em geral:
https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/10/25/escola-de-educacao-infantil-de-placas-realiza-projeto-que-incentiva-a-alimentacao-saudavel.ghtml
*4ª proposta de reflexão: Desenvolva campanhas educativas (dengue, água, resíduos sólidos e energia) – iniciando-as com teatros, dinâmicas educativas, contações de histórias diversas sobre a natureza para motivar as crianças a resolverem os problemas ambientais com o aprendizado do alfabeto.
Seguem alguns links para enriquecer projetos e atividades em geral:
Ecycle – Onde Descartar
Manual para Gestão de Resíduos Orgânicos nas Escolas
https://moradadafloresta.eco.br/wp-content/uploads/2021/06/Manual-ISWA-Gestao-Residuos-Organicos-Escolas.pdf
*5ª proposta de reflexão: Como posso conhecer e preservar as áreas verdes da minha cidade? Faça uma visita numa área verde antes de propor algum passeio para as crianças (parque, floresta e outros), ou seja, faça uma caminhada e conheça suas riquezas ambientais (recursos hídricos, plantas, árvores,etc) para comentar com a criança a importância do trabalho pedagógico junto com o alfabeto --- instigá-la é relevante para seu desenvolvimento em geral (afetividade e zelo pelo meio ambiente).
Seguem alguns links para enriquecer projetos e atividades em geral:
Ministério do Meio Ambiente
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Floresta Nacional de Brasília
*6ª proposta de reflexão: Participe de cursos, palestras, encontros e ouça os especialistas e os gestores públicos para saber das novidades e exigências inseridas para ajudar o meio ambiente – construa soluções alfabéticas junto com as crianças, como: vestir uma roupa especial para visitar o parque; realizar um plantio monitorado; conhecer a fauna e a flora através da contação de histórias em áreas verdes e outras que enobrecem a existência da vida no planeta Terra.
*Leia o Projeto Político Pedagógico de sua escola para compreender as necessidades sociais das crianças, de suas famílias, das comunidades escolares; dialogue sobre o exercício da cidadania a ser refletido no alfabeto através do zelo ético e responsável pela cidade em geral.
Seguem alguns links – cursos\palestras\encontros\lives sobre – educação ambiental, educação cidadã, educação midiática e outros:
Ambiente de Aprendizagem do Ministério do Meio Ambiente
Criança e Natureza- 2021
Educação midiática, Planos de aula e o Guia da Educação Midiática
Semasa -- Educação Ambiental
Morada da Floresta - cursos
Escola da Natureza de Brasília – agendamento para conhecer a escola:
Contato\Telefone: 61 39017756 – Brasília
Formação continuada dos profissionais de educação do Distrito Federal
"A partir de uma política que mobilize a reeducação ambiental e, além disso, valorize a criação de escolas sustentáveis. Pode-se direcionar a mentalidade dos futuros educadores e educandos para o uso racional dos recursos, bem como o convencimento deles, por meio dessa sensibilização."
Heloisa Carvalho
Seguem alguns links para enriquecer projetos e atividades em geral:
Alfabetização ecológica com Ana Folha e a Turma do Lixão
II Ecoapostila pedagógica - Piquenique saudável com Ana Folha e a Turma do Lixão
A vovó do careca e a sustentabilidade social que beneficia o planeta Terra
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Prefeito Amigo da Criança -- Fundação Abrinq
Abrinq - Observatório da Criança e do Adolescente
Disque 100 - Disque Direitos Humanos - Disque Denúncia Nacional
Criança e Consumo - Instituto Alana
Programa -Meio Ambiente por Inteiro
Movimento Infância Livre do Consumismo
REBRINC | Rede Brasileira Infância e Consumo
Galeria de Cartuns do cartunista Léo Valença – Conheça seu trabalho:
Programa Cidades sustentáveis
Blog Maria Reciclona
Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd)
http://www.pmdf.df.gov.br/ e Contato\Informações: 61 31905280
Canal de vídeo -- Sucena Shkrada Resk
Fórum Distrital Lixo Zero - 14/06/2021
Plano Distrital de Educação Ambiental - PDEA
Atividades práticas para lidar com a problemática da dengue:
Campanha Educativa: Combate ao mosquito da Dengue com Ana Folha e a Turma do Lixão
Observação importante: as atividades poderão ser adaptadas de acordo com o nível de escolaridade: 6 a 9 anos.
Observação importante: as atividades fortalecem a Rede de Apoio Pedagógico com Ana Folha e a Turma do Lixão
Objetivo: homenagear o meu pai, José Ribeiro de Morais, que lamentavelmente morreu de dengue hemorrágica em Brasília, aos 71 anos de idade, no dia 17 de março de 2020, uma data muito triste e tenebrosa para seus filhos e familiares. Apesar da falta que ele faz em nossas vidas, assumi a responsabilidade social e compartilhada de divulgar alguns materiais pedagógicos e estratégicos com Ana Folha e a Turma do Lixão (banners, cartazes, jornais, etc), para ajudar nessa tarefa de combater a dengue no Brasil.
Observações importantes: Ensinar o alfabeto de modo criativo, crítico e contextualizado, como exemplo: produzir materiais educativos com Ana Folha e a Turma do Lixão (cartaz, desenho com recicláveis diversos, folder, etc) – os quais devem estar alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
1ª atividade: Ler a carta da terra e depois propor uma roda de conversa sobre a dengue - ou seja, debater soluções coletivas com as crianças, como, por exemplo, promover a limpeza da escola: organizar e limpar os vasos de plantas e outros que existem no contexto escolar (dialogar com os profissionais da área de limpeza para conhecerem as dificuldades diversas).
Depois das leituras e ações propostas sobre a dengue, solicite o apoio das crianças para enfeitarem os murais com cartazes educativos, folders e outros com os bonecos “Ana Folha e a Turma do Lixão”.
Link para conhecer a história da Ana Folha: link
Link para a compra do Livro Ana Folha e a Turma do Lixão: link
Link da Carta da Terra para Crianças: link
Leia informações sobre Recomendações do Ministério da Saúde:
2ª atividade: Produzir panfletos e cartazes sobre a dengue com a participação da Ana Folha e a Turma do Lixão para serem entregues para as famílias e comunidades escolares. Sugestão educativa: enfeitar os trabalhos com o uso de recicláveis: restos de papéis, tecidos, etc. – ouça dicas oriundas das crianças para enriquecer os trabalhos realizados de modo democrático.
3ª atividade: Propor o piquenique de frutas com Ana Folha e a Turma do Lixão - cada criança poderá escolher uma fruta de que mais gosta/ solicitar a participação da família - propor um diálogo sobre o zelo pela imunidade infantil;, fazendo, desse modo, um trabalho de prevenção contra a dengue – Sugestão Educativa: Escolher o personagem Zeca Adubado, que é da Turma do Lixão para enfeitar os trabalhos pedagógicos, como registrar desenhos em cartazes a fim de destacar a importância das frutas e verduras. Nessa perspectiva, realize rodas de conversas, redações, folhetos educativos, etc.
Observação importante: caso a criança não possa comprar sua fruta, providenciá-la de modo amoroso e solidário. A escola deverá providenciá-la para atender suas necessidades escolares.
5ª atividade: Contar a história da Ana Folha e a Turma do Lixão e depois apresentar o Teatro com a participação dos bonecos na Tv Ecológica– (criar um diálogo simples com os bonecos confeccionados com restos de recicláveis, como papéis, tecidos e colas). Portanto, durante o preparo das atividades, fazer uma roda de conversa sobre os malefícios da dengue.
6ª atividade: Promover o Cineminha com os vídeos do Ministério da Saúde e depois fazer um debate de ações educativas para ajudar as escolas e lares a lidarem com dengue.
Seguem os links dos vídeos:
Sintomas da dengue, da chikungunya ou da Zika https://www.youtube.com/watch?v=6DHlzOoA7GU
XÔ ZIKA! COMO PREVENIR DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA #Ticolicos
7ª atividade: Conhecer o peixe barrigudinho e organizar condições ambientais para ajudar na limpeza da escola e da cidade. Seguem alguns links que podem ajudar como inspiração acadêmica e pedagógica. Por fim, solicite o apoio dos biólogos ou educadores ambientais para entender conhecimentos práticos, os quais despertem a curiosidade científica durante o ensino do alfabeto.
Link: Cartilha - O Barrigudinho na Batalha contra a dengue
Embrapa/links para conhecer o material
Observação importante: As imagens dos personagens “Ana Folha e a Turma do Lixão” podem ser utilizadas para finalidades pedagógicas e jamais para o uso comercial.
*A lei que assegura os direitos de autores de obras literárias (entre outras espécies de obras intelectuais) é a Lei n.º 9.610/98.
Observação importante: A II Ecoapostila - Escola Sustentável com Ana Folha e a Turma do Lixão será republicada com as atividades sobre a dengue.
CAMPANHA EDUCATIVA – PRESERVAÇÃO DA ÁGUA COM ANA FOLHA E A TURMA DO LIXÃO
Commentaires