top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuciana Ribeiro

Entrevista com Lucas Luz



Por Luciana Ribeiro


Lucas Luz- Graduando em Jornalismo pelo Centro Universitário Iesb, voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) e voluntário da Rede de Apoio Ecopedagógico com Ana Folha e a Turma do Lixão. Destaca-se como um jovem comunicador, proativo e engajado nas causas sociais, que fortalecem as políticas públicas voltadas para o exercício da cidadania no Brasil.

Com muita honra, convidei o entrevistado para compartilhar algumas de suas ricas experiências que enobrecem o campo acadêmico, o dia a dia do cidadão brasileiro e o planeta Terra.

Segue sua entrevista:


Luciana Ribeiro -Exponha sua visão crítica sobre o jovem brasileiro e o zelo pelo meio ambiente como uma prática que valoriza e reitera o exercício da cidadania no Brasil.


Lucas Luz - Praticar a cidadania é vivenciar a construção diária do dia a dia em que vivemos no planeta Terra. Nesse ponto, tenho uma visão humana e política para debater questões como o meio ambiente a ser tratado de modo urgente e transformador.


Fortalecer ações que cuidem e se importem com os biomas brasileiros: Cerrado, Caatinga, Pantanal,Pampa,Mata Atlântica e a Amazônia, a qual deveria ser mais preservada ou vislumbrada pelos cidadãos, inclusive, pelo parlamento brasileiro.


Precisamos defender nossas florestas, incentivar o turismo nacional, lutarmos contra as destruições ambientais e agirmos diariamente como um olhar mais sustentável.


Luciana Ribeiro -Aborde uma experiência que considera construtiva e verde para os jovens atuarem em favor do meio ambiente. Poderia incrementar alguma consideração especial para enriquecer a visão deles no Brasil?


Lucas Luz - Precisamos de mais iniciativas e ações socioambientais dentro das escolas, dentro dos espaços acadêmicos para gerarmos desde cedo um pensamento voltado para a proteção da nossa terra. Nessa direção, o parlamento deveria fomentar políticas públicas que sejam articuladas numa rede de conhecimentos que propiciem o zelo pelo nosso país.


Luciana Ribeiro -Como você enxerga o campo da política brasileira no encabeçamento de ações e projetos socioambientais que despertam jovens defensores da natureza? De que forma?


Lucas Luz -Uma iniciativa importante da qual já fiz parte enquanto estudante do nível médio são as hortas comunitárias. Além disso, devem ser implementadas nas escolas, desde a infância, através de plantações coletivas, visando uma alimentação equilibrada, o cuidado com a natureza para trazer a consciência cidadã e voluntária, e, assim, propiciar o crescimento humano.


Considero o Programa Adote Um Parque um grande destaque na inserção de políticas públicas e merece ser repensado ou adaptado como projeto educativo para as escolas do Brasil. Essas ações, sobretudo, precisam ser divulgadas com mais notoriedade pelas mídias em geral e principalmente contando com participação coletiva dos cidadãos.


Luciana Ribeiro -A educação midiática ou o uso das mídias em geral podem ajudar os jovens a empreenderem uma visão ética, verde e responsável com o país brasileiro e o meio ambiente? Comente suas considerações humanas e profissionais sobre o assunto.


Lucas Luz – O poder transformador e influenciador que as mídias têm no Brasil é algo indiscutível e pode promover ações que convidam os Jovens e os adolescentes para vivenciarem a sustentabilidade em geral.


De acordo com esse pensamento crítico, a implementação de ações como a plantação de árvores em espaços sociais que precisam de ser arborizados ajudam a reiterar a consciência coletiva dos jovens para de agirem e manterem o ambiente limpo e, dessa forma, gerarem o sentimento de pertencimento aos os espaços públicos e sem dúvidas, fazerem a diferença em nosso país.


Luciana Ribeiro -Fale sobre seus sonhos, suas expectativas humanas e acadêmicas por um Brasil mais verde, ético, justo e mais solidário. Nesse sentido pedagógico, poderia convidar os jovens para repensarem o patriotismo que insere o debate da sustentabilidade social?


Lucas Luz - Sonho com um país justo e sem desigualdades sociais. Acredito que estamos distantes desse sonho, mas, se pudermos doar um pouquinho de nós a cada dia, estaremos caminhando rumo à realização ou à concretização de boas ações solidárias e respeitosas com os seres humanos.


O Brasil é um país que tem um grande potencial humano e como jovem brasileiro desejo relembrar essa riqueza social todos os dias para que o nosso povo entenda quem somos nós para o mundo. Dessa forma, o patriotismo não se faz armando o seu povo, muito pelo contrário, se faz amando e ensinando. Eu acredito que o Brasil viverá algo novo. Nós merecemos viver esse acontecimento de modo diferenciado.


Querido(a) jovem, você faz parte de um país que é uma grande potência em muitas questões humanas; precisamos zelar das nossas florestas, do nosso povo e dos nossos territórios. Participe desse desafio sempre!


Prezado Lucas Luz, obrigada pela colaboração que considero muito linda e nobre para ser divulgada no meu site Jornal Ana Folha!


Desejo o melhor para você e para seus projetos humanos e acadêmicos!

Conte com meu apoio pedagógico e jornalístico!



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page